Dicas para Você preparar um cafezinho super gostoso, tirando todo o sabor do seu pó de café:

DICA 1 – ESCOLHA O COADOR ADEQUADO
Existe quem alegue que o café fica mais gostoso quando preparado em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor e nem solta fiapos. Essa teoria é inconsistente, até porque o filtro de papel é composto por 100% de fibras celulósicas, que também não comprometem o sabor e aparência do café. Nesse caso, é melhor usar o filtro de papel, apenas pela questão da praticidade e higiene.

DICA 2 – CUIDE DA PROCEDÊNCIA DA ÁGUA
Isso sim pode afetar a aparência e sabor do café! É indispensável que a água seja filtrada ou mineral, pois a água da torneira, ainda que seja submetida a temperaturas elevadas, pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida. Outro ponto importante é não permitir que a água ferva. Ela deve estar a aproximadamente 90º C na hora do preparo, caso contrário, a acidez pode ser alterada. O ponto correto é quando a água estiver se movimentando e pequenas bolhas se formarem.

DICA 3 – NÃO COLOQUE AÇÚCAR NA ÁGUA
O ideal é não adoçar o café em nenhuma circunstância, pois o adoçante e o açúcar mascaram demais o sabor da bebida. Mas se você preferir um café docinho, só adoce depois que ele estiver pronto. Ao colocar o açúcar no decorrer do preparo, o ponto da ebulição pode mudar e o café virar um xarope. Você não quer que isso aconteça, quer?

DICA 4 – NÃO EXAGERE NA PROPORÇÃO
Cuidado com a proporção de pó e água! O ideal para que o café não fique forte ou fraco demais, é apostar no equilíbrio. Para fazer o tradicional café caseiro você deve usar de 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água. Depois de pronto, o café deve ser consumido em no máximo uma hora.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática?