Há mais de 35 anos produzindo Café Conilon de qualidade.

 Atualmente com 4.185 hectares, com uma plantação de aproximadamente 4 milhões de pés de café A CAFENORTE produz uma média anual de 65.000 sacas.

Conheça nossa história

Em agosto de 1983, na cidade de Itamaraju, extremo sul do estado da Bahia, o Sr. Lacine Tápias (in memoriam) implantou seu projeto para produção do Conilon visando um futuro promissor no estado. Várias foram as razões que o fizeram escolher o local, entre elas clima, topografia, localização e a oferta de mão de obra propícia.

Na década de 90 a Cafenorte foi eleita a maior fazenda do mundo de Conilon em território contínuo, na época com 5 milhões de pés de café. Atualmente a empresa possui 4 milhões de pés de café e continua sendo uma referência de produção de café no Brasil e é uma marca consolidada tanto dentro como fora do País.

barra-diferenciais

Qualidade

A empresa possui como diferencial o trato da lavoura e o método de beneficiamento um maior cuidado na secagem, sempre visando a melhor qualidade do produto final.

Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente é uma premissa da empresa. Dos 4.185ha de terra, 1.090ha são destinados à preservação da mata nativa, cerca de 26%, mantendo acima dos 22% exigidos pela legislação brasileira. A Reserva natural foi planejada para se espalhar por toda a área da fazenda, priorizando acesso a recursos hídricos, para garantir a biodiversidade da fauna e flora nativa.

Tradição e Inovação

A Cafenorte é uma empresa consolidada no mercado há 35 anos, com diversos parceiros comerciais importantes no cenário econômico mundial, e está sempre buscando melhoria na produtividade e qualidade do café. Rotineiramente a empresa se associa a grandes marcas e abre espaço para o desenvolvimento de pesquisas na sua propriedade.

Responsabilidade Social

A propriedade abriga uma vila onde 41 famílias de trabalhadores residem. A empresa é uma das maiores empregadoras no município, gerando anualmente centenas de empregos diretos e indiretos contribuindo para a economia e qualidade de vida da região.

Em 2015, a Cafenorte participou do projeto de inclusão digital e social Criança do Café na Escola, na edição nº 136, com o Centro do Comércio de Café de Vitória (C.C.C.V.) em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) e a Microsoft, inaugurando o “Laboratório Digital” no colégio municipal Reitor Edigar Santos na cidade de Itamaraju/BA.

A empresa também faz parte do programa Jovem Aprendiz onde 19 adolescentes são preparados para o mercado de trabalho e desenvolvem atividades voltadas para o setor agrícola.

Em 2018, como é de tradição, foi realizada a 15ª festa da colheita a fim de proporcionar confraternização e entretenimento para os trabalhadores e suas famílias, premiar os melhores colhedores da safra, sortear brindes entre aqueles que trabalharam durante a colheita e promover shows com artistas locais.

Depoimentos

Yara Brasil Fertilizantes – Eng.Agrônomo Erasmo Fernandes

"Mais do que uma relação comercial, a Yara tem com a Cafenorte Agrícola uma parceria sólida, prolífica e duradoura. Parceria essa que gera valor à todos os envolvidos na cadeia do café e à sociedade através do uso eficiente de recursos, resultados sólidos de aumento de produtividade e grãos com maior uniformidade e qualidade."

Maurício F. de Faria, Eng. Agrônomo – Responsável Técnico

"Tenho grande satisfação em fazer parte da Cafenorte ao longo desses anos. Uma empresa atuante na área de produção de café, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região e com a preservação do meio ambiente."

Nutrimaq – Jonilter Reuter

"A Cafenorte além de colaborar para o crescimento econômico, social e agrícola de nossa região, presa pelos seus fornecedores e colaboradores. A Nutrimaq tem orgulho e satisfação de ser um de seus parceiros/fornecedores devido o respeito, comprometimento e seriedade que a família Cafenorte tem por todos nós. Parabéns a toda equipe."

Menuza Mageswki – Sócia Proprietária da Agro Teresense

"A Cafenorte é uma empresa inovadora e líder na região na produção do café Conilon, além de possuir grande importância social para o município de Itamaraju, gerando muitos empregos diretos e indiretos. Enquanto a Agro teresense visa oferecer soluções e inovações para o desenvolvimento da atividade rural, através da comercialização de produtos agrícolas. Esta parceria é de grande valor para a nós, pois entendemos que ambas (Cafenorte e Agro Teresense) visam ampliar o conhecimento em novas áreas e trazer soluções com maior velocidade e qualidade, além de garantir um futuro sustentável para os negócios e para os clientes."